A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na Interculturalidade

09-11-2013 23:13

A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na Interculturalidade

 

 

TIC - Aprendizagem e Interculturalidade

 

O computador está sem dúvida na origem dos desenvolvimentos a nível das tecnologias de informação e é a grande revolução das últimas décadas pois vem permitir uma comunicação global e o seu uso por um cada vez maior número de utilizadores veio revolucionar a maneira de nos informarmos e comunicarmos. As novas descobertas, científicas e tecnológicas que incluem as denominadas tecnologias de informação, estão hoje integradas na produção de bem-estar, conforto e felicidade, integrando-se no mundo doméstico, do trabalho, da saúde, da segurança, dos transportes, informação e comunicação, não havendo, hoje, nenhum sector da vida das cidades ou dos campos que não tenha sido totalmente transformado pelo seu impacto. As tecnologias de informação trouxeram novos desafios para a sociedade atual como, por exemplo, o aumento da produtividade e a criação de novas políticas educativas e sociais que permitam o acesso de todos às tecnologias de informação e comunicação e evitem a infoexclusão. Estes desafios levaram os governos a criar organismos e entidades responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade da informação. Este é o caso em Portugal onde foi criada a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP: o organismo público português com a responsabilidade de coordenar e mobilizar as políticas para a sociedade da informação através da promoção de atividades

As Tecnologias de Informação desempenham um papel dominante e estruturante na emergente Sociedade de Informação, sendo responsáveis pela rutura com a vivência característica da sociedade industrial.

Os métodos e os processos associados às Tecnologias de Informação permitiram, entre muitos outros aspetos, reformular atividades, tão próprias da cultura dos povos como a educação, incorporando novas aplicações, novas abordagens, novas formas de atuar que colidem ou que, em alguns casos, coexistem, com a prática instituída.

No âmbito da educação e ao nível da comunicação, as Tecnologias de Informação assumem um papel de primeiro plano, criando condições para a internacionalização da educação, sendo difícil pensar que esta poderia existir sem aquelas.

As Tecnologias de Informação estão a revolucionar a nossa forma de estar, de atuar. O acesso à informação nunca esteve tão próximo do cidadão anónimo. Nunca experimentámos uma comunicação tão rápida e efetiva como aquela que é proporcionada pelos meios tecnológicos atuais.

Aos poucos, restrições de participação têm sido abolidas: o tempo, a localização geográfica, condicionantes ao nível da deficiência física, etc. e, nesse sentido, as Tecnologias de Informação proporcionam, hoje, a mais vasta possibilidade de participação e intervenção. 

As Tecnologias de Informação, enquanto contributo para uma maior realização do Homem, disponibilizam meios que constituem assistentes pessoais para a informação e de comunicação com os outros.

As Tecnologias de Informação encerram um método de recolha, análise e fornecimento de informação que provocou profundas alterações ao nível do quotidiano.

As redes de informação congregam todos aqueles que partilham dos mesmos interesses e objetivos, através da sua ligação recorrendo a meios tecnológicos que permitam a troca de informação no formato digital.

Desta forma, as redes de informação caracterizam-se, entre outros, pelos seguintes aspetos:

·                 Elevada velocidade de acesso à informação;

·                 As atualizações de informação têm efeitos imediatos, uma vez que a partir do instante de atualização, todas as consultas efetuadas retornarão a informação atualizada;

·                 O acesso à informação pode ser estabelecido em qualquer instante e a partir de qualquer local onde haja cobertura da rede telefónica fixa ou móvel;

·                 É possível eliminar a informação redundante a partir do momento em que se utilizar uma única base de dados central, que contém a informação, e para a qual todos contribuem;

·                 A distribuição de informação é facilitada uma vez que é muito fácil identificar a fonte de informação e acompanhar as alterações que aí se procedem.

 

O Trabalho em Grupo

 

Trabalhar em grupo recorrendo às Tecnologias de Informação é significativamente diferente do que fazê-lo na forma tradicional.

O acesso e a troca de informação, praticamente imediatos; a conversão no formato digital de informação que se encontra noutros formatos (e a possibilidade consequente de ser transmitida nas redes de comunicação de dados); a eliminação de condicionantes geográficas e temporais no acesso à informação (e à participação), constituem, entre outros, os aspetos mais marcantes desta nova forma de trabalhar em grupo.

 

O papel do indivíduo

 

Nesta nova forma de trabalhar em grupo, participando em redes de informação, o indivíduo tem um papel mais ativo pois sente o retorno da sua participação de um modo mais efetivo.

Isto sucede na medida em que as suas ações têm um efeito imediato: os seus contributos, as suas análises, as suas questões alcançam os destinatários logo após terem sido realizadas.

Os seus destinatários constituem uma comunidade com interesse e objetivos comuns. O emissor e os seus recetores constituem uma comunidade virtual, sensível à temática abordada e com forte motivação para participar. Nestas comunidades (virtuais, porque ligadas em rede e distintas das comunidades de conceito tradicional cujo traço comum é a sua coexistência no mesmo espaço físico) cada utilizador desempenha um duplo papel de produtor e consumidor de informação.

Esta dupla faceta é uma propriedade característica da Sociedade de Informação, e poderá ser encontrada nas mais variadas situações.

 

             As comunicações interpessoais

 

Um dos meios mais populares e mais utilizados na comunicação interpessoal é o correio eletrónico.

As características marcantes deste serviço são:

·                 Grande velocidade de transmissão de mensagens;

·                 Possibilidade de anexar ficheiros;

·                 Envio simultâneo para diversos destinatários.

 

Durante alguns anos o correio eletrónico foi o serviço da Internet mais utilizado, tendo contribuído para a sua divulgação e popularização na comunidade académica e científica.

Outro serviço de profusa utilização na comunicação e divulgação de informação, com particular interesse para a troca de experiências, é constituído pelas mailing lists  (listas de distribuição de correio). As mailing lists são temáticas, tendo como destinatários os utilizadores de correio eletrónico que as subscreveram.

Qualquer subscritor poderá enviar mensagens para o servidor de correio eletrónico que gere a mailing list. Nalguns casos, a equipa editorial seleciona as mensagens, noutros casos, não há filtragem quanto ao conteúdo de informação.

Após a receção de novos contributos enviados através de mensagens, essas novas mensagens são enviadas para todos os subscritores dessa mailing list.

 

A Internet

 

A Internet é a maior rede mundial de computadores, sendo constituída por mais de cem mil redes ligadas entre si, presentes em mais de 100 países.

Numa primeira fase do desenvolvimento da Internet, o correio eletrónico foi o principal serviço disponibilizado tendo permitido a ligação de uma vasta comunidade de académicos e de investigadores trabalhando em diversos pontos do globo.

 

As possibilidades da técnica ao serviço da internacionalização da educação

 

A World Wide Web, o correio eletrónico, as mailing lists, a transferência de ficheiros entre computadores, a partilha de recursos, a comunicação on-line, a videoconferência, entre outros, são serviços colocados à disposição dos utilizadores e que constituem, no presente, uma componente significativa das Tecnologias de Informação.

As possibilidades de comunicação exploradas no capítulo do correio eletrónico, fez aproximar os intervenientes ativos das mais diversas áreas de atividade e de conhecimento.

O computador enquanto instrumento de trabalho e de comunicação contribuiu para que os membros de comunidades virtuais dispersos por vários pontos do globo, partilhassem informação, contribuindo, desta forma, para que essas comunidades tivessem um nível de conhecimento homogéneo e um poder de intervenção acrescido, apesar da sua dispersão geográfica.

Se se pensar no elevado número de comunidades existentes que ligam pessoas, e que estas se encontram vinculadas a instituições (públicas ou privadas) onde desenvolvem as suas atividades profissionais, culturais ou sociais, entende-se a importância das Tecnologias de Informação na aproximação de povos e de culturas, pela difusão dos seus valores e história.

Assim surgem as comunidades virtuais, congregando em torno de interesses específicos indivíduos de qualquer ponto do globo, que comunicam entre si através de meios disponibilizados pelas Tecnologias de Informação.

As Tecnologias de Informação contribuem para aproximar os ritmos de desenvolvimento de uns países pelos outros, acelerando a globalização, sendo agora fácil a presença de culturas distantes no nosso quotidiano a par da maior intervenção pessoal nos assuntos globais. 

A presença das Tecnologias de Informação na Internacionalização faz-se em dois níveis:

 

1. A um nível mais profundo, de mudança da própria estrutura da Sociedade, convertendo a sociedade industrial na Sociedade de Informação (da desmassificação, da descentralização, da intervenção participada e interativa, da ação informada, do esclarecimento e do acesso à informação), contribuindo para a aceleração da globalização da economia, a aproximação e o encontro de culturas; o avanço científico e o desenvolvimento sustentado;

 

2. A um nível mais próximo e imediato, do quotidiano de todos nós, contribuindo, do ponto de vista técnico, com meios e recursos que são utilizados no processo da internacionalização da educação.

 

 

A Importância das TIC na Educação

 

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação.

 

Elas proporcionam:

 

Novos objetivos para a educação, que emergem numa sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;

Novas conceções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, novas investigações científicas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.

È indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porque estas consistem em escolarizar as atividades que têm lugar na sociedade, procurando adapta--las aos seus objetivos.

As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.

 

O uso das TIC no dia-a-dia

 

Atualmente, quando queremos falar com alguém, recorremos sempre os meios de comunicação. Entre eles destacam-se o telefone, fax, e-mail, entre outros. Estes meios são mais eficazes e rápidos em comparação com a carta.

 

O uso das TIC pelos indivíduos e famílias

 

A maioria das famílias tem em casa um computador e, a maior parte das pessoas, já trabalha nestes.

Eles são muito úteis no âmbito de pesquisa, trabalhos, lazer e comunicação (Internet).

 

O uso das TIC na informação

 

A informação é útil para quem a possui, estando presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias, entre outros.

As tecnologias da informação ajudam a humanizar a sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo. As tecnologias de informação são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da sociedade atual.

Uma das características fundamentais das tecnologias de informação consiste no facto, de um único meio eletrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os “tradicionais” documentos de texto, passando por imagens, áudio e vídeo.

A transmissão de informação é realizada em poucos segundos e é enviada para vários locais, ficando assim a ser útil para muita gente, temos o caso de um telejornal mencionado anteriormente.

As TIC desempenham um papel cada vez mais importante para o desenvolvimento do mundo.

 

Internet

 

A Internet é a tecnologia mais útil e utilizada hoje em dia. As comunicações via Internet, podem transportar trabalhos com informação pessoal a um vasto número de pessoas e a custo reduzido. Podemos afirmar que o uso da Internet contribui para o desenvolvimento da sociedade, da informação, e também melhoria da vida dos cidadãos.

A Internet melhora as comunicações e o acesso à informação. Os participantes desta trocam ideias e informações cooperando entre si. Atualmente, este meio de comunicação é utilizado em casa, trabalho, para realizar trabalhos ou simplesmente lazer.

As principais vantagens da Internet são:

 

. Comunicação entre as pessoas de uma forma rápida e eficaz, via e-mail e chat;

. Novas oportunidades para constituir redes de pessoas e de grupos, que não eram possíveis antes do aparecimento das novas tecnologias;

. Possibilidade de estabelecer laços à escala mundial;

. Melhora a capacidade de gerir a informação

 

O aparecimento das redes eletrónicas não aumenta o isolamento, nem prejudica a sociedade, a cultura e as relações humanas; pelo contrário, constata-se que as TIC são úteis para estimular as cooperações, partilhar conhecimentos e ideias, desenvolver parcerias e enriquecer as atividades.

Em 2003, a Internet era utilizada por quase 2/5 da população portuguesa. A maioria dos utilizadores é do sexo masculino, jovens e quanto menor é o nível de escolaridade, menor é a utilização destas tecnologias. Em relação à condição perante o trabalho, a população empregada é que usufrui mais desta tecnologia em relação à população desempregada, mas é sobretudo a população inativa (estudantes) que introduz a utilização da Internet nos seus hábitos quotidianos.

A Internet proporciona novos hábitos, práticas de trabalho, estudo, lazer, consumo e procura de informação.

As TIC visam a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, que saiba colher os frutos da diversidade e que esteja consciente da importância da contribuição das diferentes culturas e expressões para o património da sociedade.

Pretende-se assim contribuir para uma cultura de diálogo que favoreça o entendimento entre todos os indivíduos independentemente da sua raça, cor, religião ou origem.

A inclusão social e profissional de todos quantos abandonaram o seu país de origem e procuraram noutro lugar o início de uma vida melhor é necessária e fundamental.

Este tipo de iniciativa reflete e vem reforçar a crescente sensibilização em torno da necessidade de uma reflexão sobre as dimensões multiculturais da nossa sociedade e de um trabalho ativo para ultrapassarmos a distância e os receios que muitas vezes existem entre pessoas de culturas diferentes. As TIC têm um papel importante neste processo, nomeadamente através do valor acrescentado que o e-learning pode oferecer.

 

 

Conclusão

 

O conceito de interculturalidade transmite-nos a ideia de diversidade, reconhecendo que vivemos em sociedades nunca antes tão complexas, nas quais é necessário criar um espaço comum para toda esta multiplicidade cultural.

Nesta perspetiva, os processos educativos devem proporcionar espaços para o diálogo, para a negociação e para o respeito das minorias.

A educação intercultural representa um grande desafio para as TIC e para o e-learning, exigindo um grande empenho por parte dos governos e das entidades públicas e privadas. O desafio está na conceção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e adaptados, tanto à sociedade da informação como aos novos tipos de cidadania intercultural emergente.

De facto, uma utilização apropriada das TIC, favorece a consciencialização das características culturais duma comunidade, ajudando, simultaneamente, a promover um melhor conhecimento e aceitação de outras culturas.

O facto de vivermos em plena Sociedade da Informação e rodeados de tecnologia, oferece oportunidades de criação de redes de comunicação e de abertura dos nossos espíritos a relacionamentos com outras pessoas e outras culturas. A tecnologia pode contribuir para, em conjunto, construirmos tentativas de resposta a alguns dos desafios colocados pela realidade das migrações dos nossos dias, tendo por base um dos elementos importantes de adaptação e reinvenção dos seres humanos ao seu meio: a educação.

 

 

Webgrafia

 

 

https://bica.imagina.pt/2008/tic-aprendizagem-e-interculturalidade/

 

https://www.slideshare.net/novageracao/importncia-das-tecnologias-de-informao-no-nosso-dia-a-dia

 

https://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10importanctic.htm

 

https://europa.eu.int/comm/archives/leader2/rural-pt/biblio/techno/sub51.htm

 

https://bica.imagina.pt/2008/tic-aprendizagem-e-interculturalidade/

 

https://www.terravista.pt/aguaalto/2638/TIC/html.introd.htm

 

https://www.ub.es/geocrit/sn/sn-170-40.htm

 

https://www2.ufp.pt/~lmbg/textos/human_ti.html

 


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