América Proibida

20-10-2013 19:39

A comunidade onde todos tinham as mesmas atitudes em relação aos negros e judeus que se encontravam nos E.U.A. Um Filme

 

 

 

América Proibida

 

 

Foi a primeira vez que vi o filme “América Proibida”, e este clássico passou sem dúvida a fazer parte dos meus filmes de eleição pela mensagem que consegue passar sobre as diferenças culturais, o racismo étnico, a humildade e a amizade apesar de toda a violência envolvida.

 

O filme conta a história de uma família americana, Derek o filho mais velho da família é um Skinhead cheio de ódio por todos os que são diferentes de si e acredita na existência de uma raça pura, é um convicto neo nazi e também o líder da comunidade onde todos tinham as mesmas atitudes em relação aos negros e judeus que se encontravam nos E.U.A.

Danny o irmão de Derek e mais novo via este como um ídolo e tentava seguir os seus passos.

A morte do pai vem agravar a situação de racismo, (o próprio pai também era racista e deixou isso bem visível durante uma cena do filme em que a família se encontrava reunida à refeição), e Derek insere-se no mundo da violência até ir parar à prisão – quando dois negros tentam assaltar-lhe o carro Derek mata-os. Esta foi a cena mais violenta e chocante do filme embora retrate uma realidade bem próxima de nós.

Este comportamento discriminatório conduziu Derek a atitudes de violência extrema.

 

Na prisão continua o preconceito já que se junta a um grupo da mesma cor e com quem se identificava (endogrupo), e distanciava-se dos negros que considerava sujeitos membros de um grupo de pertença diferente do seu (exogrupo), até que um dia quando joga com alguns negros no pátio da prisão é colocado de parte pelos brancos e sofre uma humilhante violação quando se encontrava no duche. A partir desse dia passou apenas a conviver com um negro que trabalhava na rouparia com ele, e que tinha sido preso apenas por roubar uma televisão, também aqui uma atitude de racismo evidente.

A prisão um período cheio de solidão funciona como um período de reflexão que o leva a concluir que pode ser uma pessoa diferente.

 

Allport chama a atenção para o facto de que o preconceito contra os negros nos E.U.A. tem raízes, por exemplo, na escravatura e no fracasso da reconstrução do Sul dos E.U.A. depois da guerra civil. Do mesmo modo raízes históricas importantes puderam levar ao apartheid na África do Sul, ao sectarismo religioso na Irlanda do Norte, ao conflito da Bósnia na antiga Jugoslávia, etc…

 

A mudança de atitudes ao longo do filme em Derek teve factores situacionais, ele foi uma pessoa diferente em situações diferentes, por ex: no inicio do filme na comunidade skinheid e depois da experiência de três anos na prisão.

 

 

 

Quando saiu da prisão a sua principal preocupação era livrar-se dos skinheads e proteger o irmão evitando que ele cometa os mesmos erros que ele, rapidamente concluiu que isso seria impossível já que o preconceito e a violência estão por todo o lado incluindo a escola de Danny e pudemos confirmar isso no final do filme com a sua morte nas casas de banho da escola.

 

Os estereótipos estão sempre presentes na forma como rotulamos ou categorizamos o outro e no filme América proibida isso acontece quase do inicio ao fim do filme, logo no inicio quando a comunidade de skinhesad afasta qualquer raça ou etnia diferente da sua comunidade, na prisão quando temos brancos de um lado e negros do outro e quando o próprio Derek sai da prisão e não consegue mudar de vida porque a comunidade não aceitava a sua mudança de atitude.

 

Eu aconselho que vejam este filme porque é muito educativo.

 

 

Maria de Lurdes Semedo