Jogo da Glória
Jogo da Glória
Quem nunca jogou ao jogo da Glória? Todos nós já o fizemos, sem dúvida. Lançar o dado, responder às perguntas, avançar nas casas, passar à frente do adversário, ganhar o jogo, são os momentos divertidos que guardamos em nossas lembranças.
No entanto, o jogo da Glória que nos foi proposto jogar na aula de Educação Intercultural foi muito mais que um jogo de equipa, foi sim, uma aprendizagem aprofundada sobre o mundo que nos rodeia, as políticas nacionais e internacionais que nos regem, os jogos de poder da classe política, a Troika, a corrupção, o meio ambiente e as forças da Natureza, os conflitos armados, os recursos naturais e sua utilização, etc.
Enquanto jogadores, podemos observar que as regras do jogo beneficiavam alguns em detrimento de outros, e enquanto observadores do mesmo jogo, podemos observar as reações dos jogadores, refletir sobre as decisões por eles tomadas e pensarmos se tomaríamos as mesmas decisões que eles, numa ou noutra situação.
Desta experiência retiramos que tudo o que acontece no nosso mundo está interligado, e tudo acontece por alguma razão, por vezes, algumas decisões tomadas de um lado do globo tem repercussões do outro lado do mundo. Uma boa aprendizagem, enriquecedora e esclarecedora, para repetir!
Mª da Conceição Carvalho